1º de abril

Todos brincam de pregar pelo menos uma mentirinha em alguém no primeiro dia do mês de abril, mas quase ninguém parou pra pensar como começou e porque esse dia é marcado com o dia da mentira. Por isso resolvi contar vagamente para vocês sobre isto.



Alguns dizem que a brincadeira começou na França, por causa da adoção de um novo calendário pelo rei Carlos IX de França... O Ano Novo que antes era festejado a partir do dia 25 de março com término no dia 1 de abril, passou a ser celebrado no dia 1 de janeiro. Mas alguns franceses não gostaram muito da ideia e a forma que eles arrumaram para protestar foi ignorando o novo calendário, mandando presentes estranhos e convites para festa inexistentes. A partir daí ficou marcado o dia da mentira.
Já aqui no Brasil a data se espalhou devido à divulgação da morte de Dom Pedro em um periódico no ano de 1828. Mas como era uma mentira, a notícia foi desmentida no dia seguinte. Mesmo com esse alvoroço, 21 anos depois esse mesmo periódico convocou todos os credores para um acerto de contas no próximo ano no dia 1 de abril. O fato é que o local onde fora marcado não existia.

+ Curiosidade: o Dia da Mentira é também conhecido em outros países como Dia dos tolos ou Dia dos Bobos.
+ Curiosidade: existem superstições que dizem que as mentiras só podem ser feitas até a meia-noite ou a pessoa que prega a mentira fica com má sorte, outras dizem que também tem má sorte aqueles que não sabem aceitar a brincadeira.

E você, já pregou várias mentirinhas no dia 1º de Abril? Já caiu em muitas brincadeiras? Conte-me um pouquinho das suas experiências com o Dia da Mentira. Espero que renda bastante gargalhadas.

Beijos

2 comentários:

  1. ! Seguindo seu blog amore! adorei! Sinta - se a vontade em seguir o meu cantinho! Tem sorteio por lá! bjsss
    http://rosanautas.blogspot.com.br/2012/03/sorteio-splatt-calcados.html

    ResponderExcluir
  2. Caramba, já contei tantas mentiras no primeiro de Abril! É ótimo ver a cara de espanto dos amigos. Esse ano eu não fiz nenhuma, porque caiu em um domingo e eu não sai de casa :(
    amei aqui, seguindo.
    beijos,
    http://the-mandie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir