Uma pequena ajuda.

Uma senhora, vestindo uma capa longa e misteriosa aproximou-se de um menino que estava pensativo no banco de uma praça.
- Olá garoto, tudo bem se eu me assentar aqui?
Ele a olhou rapidamente mal humorado e fez um sinal com a cabeça dizendo que sim.
- Você não parece estar muito bem. Precisa de ajuda? – disse a senhora demonstrando muita preocupação.
- Acho que ninguém pode me ajudar. Não tenho sido uma boa pessoa.
- Posso te ajudar.
- Acho que não.
Alguns minutos se passaram, até que a senhora resolveu interromper o silêncio:
- Você está vendo aquela menina ali? - perguntou com um ar de desafio.
- Estou. - respondeu o menino fazendo uma cara que revelava o quanto estava confuso com a pergunta.
- Bom, é um começo. - era perceptível em sua voz o tom de superioridade e o leve traço de esperança.
- Você disse que me ajudaria a ser uma pessoa melhor, não entendo como está ajudando dessa forma. - ele já parecia irritado e mais confuso.
- Acontece que as pessoas que só pensam em si mesmas não reparam na existência daquela menina. Só não entendi até hoje se é por causa do jeito dela ou porque se sentem superiores por terem a mente vazia. - a senhora de capuz agora olhava fixamente a menina e deixava seus pensamentos fluírem para bem longe.
- Ela é um pouco estranha mesmo. - disse com toda convicção.
- Meu querido, o que te leva a falar isso? Digo, você nem a conhece…
- Não, não conheço mesmo. Mas dá para notar pelo comportamento dela. Está sempre sozinha e agindo como se fosse feliz assim.
- Pois bem. Farei algumas perguntas agora e quero que você vá analisando-as na mente. Nada de respostas, só quero que reflita.
Olhou bem para o garoto esperando uma confirmação e logo depois continuou:
- E se essa menina se isola porque ela prefere ficar sozinha a se misturar e se magoar com pessoas que só sabem criticar, julgar e cobrar dela uma postura inútil? E se essa garota apenas cansou de ser pisoteada por falsos amigos e agora vive a sua própria vida, sem depender deles? E se essa garota um dia sonhou tão alto, esperou tanto uma coisa e veio alguém e acabou com o sonho dela? Já passou por sua cabeça, jovem garoto, que essa menina apenas esteja focando em ser feliz, mas de uma forma discreta porque tem medo de estragarem tudo? Ou até mesmo porque ela tem medo de se iludir novamente? Ela pode também estar esperando que apareça a pessoa certa para dividir sua felicidade, não pode? – os olhos daquela senhora agora o olhavam tão profundamente e cheios de lágrimas…
O menino levantou a cabeça e encarou-a. Ele conteve a lágrima que estava quase escorrendo pelos seus olhos, mas não pode segurar o sorriso que aquilo havia despertado nele. Ficara impressionado de como a senhora havia conseguido mostrar a ele o quanto estava sendo influenciado e o quanto ele deixara de agir com o coração nos últimos tempos. Ele a abraçou como quem agradecia pela conversa, talvez a mais rápida que já tivera em sua vida, mas com certeza fora a mais valiosa.
Sem querer perder tempo, se levantou e foi diretamente em direção a menina, que agora juntava seus pertences para ir embora. Ele ofereceu ajuda e a menina aceitou com um belo sorriso. Ao pegar as coisas no banco para ajudá-la, ele olhou para trás, mas já não via aquela senhora tão generosa.

Lari Veloso

O uso de obras intelectuais literárias, artísticas ou científicas alheias, popularmente conhecido como cópia, é crime. Portanto, por favor, pense duas vezes antes de copiar sem autorização ou sem dar os devidos créditos. Ok? (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário